Blogging em Portugal - Community Manager

Como muitas outras bloggers já te deves ter deparado com a imensidão de grupos de divulgação que existem pelo Facebook, não é verdade? O que podemos nós dizer-te para escolheres fazer parte do Blogging em Portugal e não das 1000 outras versões que existem?

O Blogging em Portugal foi criado em Junho de 2016 por nós (A Maiazita e Patsilvarte), duas bloggers e estudantes universitárias depois de uns quantos meses a ponderarmos se o devíamos ou não fazer.




Como Nasceu o Blogging em Portugal

Na altura eu ( A Maiazita) fazia parte de vários grupos pelo Facebook, tanto brasileiros como portugueses, e sentia que a comunidade brasileira se entreajudava muito mais aquando de publicações de pedidos de ajuda com cliques, de opiniões ou de divulgação. Para além disso, grande parte dos grupos portugueses de que fazia parte era simplesmente depósitos de links sem outra comunicação.

Decidimos que seria necessário criar um grupo em que existissem regras para que não fosse unicamente depósito de links. Posto isto, fixamos que se pessoa não queria ser expulsa teria de interagir (com comentário ou gosto) em algumas das outras publicações do grupo.

Entretanto eu (Patsilvarte) comecei a ver alguns grupos onde começava a haver alguma interacção entre bloggers, como divulgação específicas de dias, mas da maioria das vezes as pessoas apenas participavam com o objectivo de receber algo em troca (às vezes sem dar), e ainda com muitos estereótipos à mistura, principalmente com o tema parcerias.


Para o Bom Funcionamento do Grupo

Por isso mais recentemente, decidimos começar a fazer divulgações de blogs (sem obrigatoriedade de seguir), trocas de comentários no blog e, ainda, trocas de likes e comentários no Instagram com alguma regularidade. Juntando-se a tudo isto, esporadicamente ou quando exista um tema que o favoreça, fazemos uma divulgação centrada unicamente em publicações desse tema (ex: proximidade do dia do Pai, logo colocamos uma publicação em que apenas podem ser deixados links relativos a publicações para o dia dos pais).

Colocámos também uma pergunta de entrada no grupo, “Qual é o teu blog (link)?” para garantir que neste grupo apenas entram bloggers (e portuguesas), isto porque, infelizmente, existem muitas pessoas às quais chamamos de “caça passatempos” que entram em grupos de bloggers só para saberem dos passatempos que existem.



Rotinas de Gestão de Comunidades Online

As nossas rotinas enquanto dinamizadoras acabam por ser um pouco repetitivas. Normalmente, eu (A Maiazita) escolho um dia em que sei que tenho pouco trabalho da faculdade para ir agendando as publicações relativas ao mês seguinte, ou seja, as divulgações que ocorrem obrigatoriamente como as diárias de publicações dos blogs, as semanais relacionadas com Instagram ou comentários e as mensais de divulgação de blogs. Eu (Patsilvarte) aproveito os furos entre aulas e as esperas pelo autocarro ao fim de semana, para ir vendo as respostas à pergunta para aderir ao grupo, e confirmar se de facto a pessoa é dona do blog que coloca e é portuguesa.

Como temos as publicações no grupo fechadas também tentamos ir de vez em quando aos pedidos de publicações ver se há divulgação de passatempos, que são os únicos autorizados. (o resto tem o seu respectivo sítio para ser divulgado)

Para além disto, tentamos ir criando imagens diferentes para cada categoria de forma a que haja coesão pelo grupo. Claro está, que quando existem temas extras ou divulgações extra acabam por não ser planeadas com antecedência, mas lembra-mo-nos que teria piada, conferenciamos entre nós, criamos a imagem e siga agendar a publicação para um dia favorável.


YouTube Fica à Porta

A nosso ver até agora não encontrámos imensas dificuldades no grupo, tirando uma ou outra que nos levam a ter de alterar regras ou a adicionar mais cautelosamente membros. Foi por isso que este ano decidimos que o grupo deixaria de vez de ser um local onde todos os membros poderiam divulgar o seu post individualmente para que fossem obrigados a divulgar nos comentários da publicação diária, estávamos a sentir que já ninguém interagia nas divulgações e trocas que tínhamos criado. Porém, temos de admitir que a regra que é mais facilmente quebrada é a de não partilhar links de YouTube… Nós percebemos que grande parte das bloggers a certo ponto tenta a sua chance no youtube (ambas também o fazemos/fizemos), mas o grupo é única e exclusivamente virado para divulgação de publicações de blogs, o que aconselhamos a fazer (e eu Patsilvarte faço) é fazerem um post dedicado ao tema do vídeo e partilharem o link do post, assim acabam por ter mais divulgação que apenas o próprio youtube e ainda vos permite interagir em grupos como o nosso.


Recompensa pelo Trabalho Voluntário

Para mim ( A Maiazita) o que me deixa mais feliz é ver que nas publicações de divulgação de blogs, sem obrigatoriedade de seguir, as pessoas acabam por trocar ideias para melhorarem o seu conteúdo e, claro, quando uma interacção atinge o número máximo de vagas e sentimos que o objectivo daquele interacção foi atingido.

Eu (patsilvarte) acho que aquilo que mais me deixa feliz em relação a este grupo, é saber que aqui existe um sítio onde as pessoas gostam de interagir, que apesar de não sermos muitos, aqui há paixão pelo que se faz, ser blogger!


Interage com o Blogging em Portugal

Como referimos anteriormente os projectos existentes no grupo são as divulgações diárias de posts de blogs, as interacções semanais de troca de comentários a nível de blogs e troca de comentários e likes a nível do Instagram, as mensais de divulgação sem obrigatoriedade de seguir de links de blogs e, por fim, as esporádicas relacionadas com determinado tema que se encontra em altas. Porém, se tiverem alguma ideia para nova divulgação ou nova forma de interagir com o grupo estamos completamente abertas a que seja discutida e implementada futuramente.

Nós somos as administradores do grupo de Facebook ‘Blogging em Portugal’, mas quem faz dele o nosso queridinho e aquilo que é hoje são todos os membros que participam nas nossas interacções e lhe dão aquele carinho especial necessário! Obrigada! E se ainda não fazes parte, não esperes mais e faz o teu pedido de adesão a membro!!



Já agora gostávamos de te colocar uma questão: Qual é o aspecto que faz com que o nosso grupo seja um que visitas e interajas com regularidade?



O que achas de seres um dos próximos guest d'A Mulher do 31?
Entra em contacto. Vou alegrar-me bastante de receber a tua mensagem.

You May Also Like

6 comentários

  1. Ainda não estava no grupo, mas já enviei o meu pedido!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem. É um grupo de gente comprometida a crescer junta na blogosfera. Vais ver que terás bons resultados com a participação neste grupo.

      Eliminar
  2. Acabei de enviar o meu pedido!! Muito boa iniciativa :)
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu amei este guest post. As autoras foram transparentes e partilharam a sua visão e dicas acerca desta nova profissão, embora elas o façam a título voluntário, de community manager, quase ao detalhe. Vamo-nos, de certo, encontrar no Blogging em Portugal. Beijinhos digitais.

      Eliminar
  3. Já sou membro do grupo e foi lá que vi anunciada esta publicação. Acho que é sempre uma boa iniciativa juntar uma comunidade de bloggers portugueses com diferentes estilos e temas a tratar ^^,

    Miss DeBlogger | missdeblogger.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. E este grupo é muito bom no que se propõe fazer, não concordas?

      Eliminar

Follow