Como Encontrar as Palavras-Chave para um Artigo

Uma mulher jovem a trabalhar no café


Como hobby ou de modo profissional, ser blogger é um trabalho... e, para não trabalharmos em vão, é bom afinar o nosso foco, e método de agir. Se tu queres ter êxito com o teu blog, e até vir a rentabilizá-lo, deves manter um trabalho focado e com método, nomeadamente na escrita dos teus artigos.


Com o Olho na Estatística

Nos últimos dias tenho andado a olhar com mais atenção, e sentido de análise, para os dados estatísticos d' A Mulher do 31. Aliás como já pudeste ter uma ideia com o post O Top 5 das Páginas Mais Visualizadas. E tu, tens estado atenta ao que a tua estatística te diz?

A minha diz que as pessoas entram no meu blog devido a assuntos variadíssimos, aliás como podes ver na imagem a baixo. Mas será que isso está certo?



  • As visualizações de páginas vindas pela pesquisa destas palavras chave
  • Quadro de Palavras-Chaves usadas na Pesquisa que reencaminharam os internautas para o blog A Mulher do 31

    Se queres receber visitantes no teu blog a partir de uma pesquisa num motor de busca, nomeadamente o Google; e se queres que o teu conteúdo corresponda às suas expectativas, deves seguir o método que te vou indicar. Vamos a isso?


    As Palavras-Chave do Teu Tema

    De certo que o teu blog tem um tema que abordas mais do que qualquer outro, um assunto que está colado à imagem do teu blog, conteúdo de uma área que as pessoas reconhecem como a tua área de abordagem... pode ser um tema generalista, como "universo feminino", até a um mais concreto como "receitas low carb para a Bimby".

    Esse assunto, que é o núcleo central do que apresentas no teu espaço digital, é o nicho de mercado que queres atingir com as tuas partilhas, certo? Não faria sentido, por exemplo, escreveres sobre comida para cães à espera de ser lida por pessoas interessadas em comida para gatos, concordas?

    Então, pensa comigo: quais serão as palavras-chave ou expressões que os teus potenciais leitores colocam no campo de pesquisa? Quais são os seus interesses? Tu, como interessada nessa área, que tipo de conceitos e frases usas para fazeres pesquisas na net?

    Uma mulher jovem a ler num café


    Eu sugiro que cries um ficheiro em Word para colocares essas palavras ou frases, pois podes sempre recorrer a esse documento para pensares nos próximos posts. E ir acrescentando mais à medida que vais aprofundando este tema, o das palavras-chave.


    Pesquisa das Palavras-Chave Mais Bem Sucedidas

    No que respeita a aplicações recomendadas para a análise de palavras-chave, o Google Adwords é sempre o primeiro da lista. Mas existem imensas ferramentas gratuitas que te ajudam no processo de encontrar a listagem das palavras chave ligadas ao teu nicho de mercado. Experimenta as que te recomendo abaixo. Têm para além de ferramentas relacionadas com a pesquisa de palavras-chave, também outras funcionalidades.

           7 Ferramentas Úteis para o teu Blog

              Keywordtool
              Semrush
              Longtailpro
              Spyfu
              Keywordspy
              Neilpatel.com
              Buzzsumo


    Foto do site Kaboompics


    Lista de Palavras-Chaves a Usares

    Depois de teres reunido todo o material é importante que apostes nas palavras-chave que tiveram melhores resultados. Normalmente essas são as que aparecem no topo das listas destes aplicativos.

    Outro modo de detectares palavras ou expressões relevantes para os teus artigos é a sugestão automática do Google no campo de pesquisa. Considera-as também na tua lista. Coloca prioridades na abordagem de cada tópico. As mais importantes primeiro. Para te dar um exemplo, de como pesquisar e avaliar os resultados, vou usar a palavra "blog", que é uma das palavras que mais uso n' A Mulher do 31.

    Experimenta agora abrir uma aba no teu browser e colocares "blog" no campo de pesquisa do Google. O que vai acontecer é que te serão apresentados apenas nomes de blogs procurados e pelo meio "blogs do ano" e "blogs do sapo". Desse resultado posso extrair muito pouco para escrever um post.

    Então coloco "como blog" e o retorno é mais convidativo. Fico a saber que no topo das pesquisas encontra-se "como blogar" e "como blog dá dinheiro".

    Ora o primeiro resultado é imensamente vasto. O segundo já é mais directivo. Posso pegar nele e criar um post com esse assunto, pois sei que vai ter bastantes interessados.


    Usares as Palavras-Chaves no Título e no Conteúdo

    Pegando no exemplo acima, começo a construir o meu artigo. Primeiro trato de colocar no título do post exactamente o que é mais procurado ou uma versão semelhante, neste caso, "Como ganhar dinheiro com um blog?"

    A seguir vou escrever um post que contenha no seu corpo as palavras chave "dinheiro" e "blog". Inclusive escrevo títulos e subtítulos que usem sinóninos ou variantes das mesmas, entre elas "gerar dinheiro", "dar dinheiro", "monetizar", "rentabilizar"... "um blog", "o teu blog", "o meu blog"...


    E depois de publicado fica atenta às estatísticas. Elas são importantes.

    Uma mulher jovem a trabalhar numa mesa de café


    Agora, diz-me tu: achas que a variedade de assuntos, conforme o quadro que te apresentei d' A Mulher do 31, tem benefícios ou desvantagens? Gostava de ler a tua opinião.


    Atenção!

    Escreveres textos com uso de palavras-chave é um dos passos para o sucesso. Mas é importante lembrar que existem outras variantes que influência o êxito do teu posicionamento no ranking dos resultados dos motores de busca, que têm a ver, por exemplo, com o teu blog em geral, e nao apenas um post específico. É um trabalho tipo puzzle, todas as pecas têm de estar bem encaixadas, cada uma no seu lugar, para que tudo funcione em pleno.


    A Mulher do 31 | Blog | Facebook |Instagram | Twitter 

    You May Also Like

    5 comentários

    1. Anónimo3/09/2018

      Por acaso ultimamente tenho apostado imenso nas palavras chaves e noto que melhorou. Este post ajudou-me aperceber um pouco mais :D Obrigada

      Beijinhos,
      DEZASSETE

      ResponderEliminar
    2. Anónimo3/13/2018

      Já faço uso das palavras chave há algum tempo, já está mecanizado. Explicaste muito bem e até vou começar a usar algumas das ferramentas que apresentaste. Gosto também do wordze.
      Eu não tenho uma opinião muito fundamentada sobre a diversidade de assuntos. Acho que há vantagens e desvantagens. Vantagens porque chega a mais interesses de leitores, desvantagens porque quem nos segue espera que lhes demos mais do que eles gostam...
      Vamos aguardar para ver se há mais opiniões e fundamentadas!
      Beijinhos!

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Obrigada, Minorka, pela tua partilha. Fico mesmo feliz que tenhas dedicado algum do teu tempo a ler o post e a comentá-lo. E, mais, porque respondeste à pergunta que coloquei. Assim, sei, que não fiquei a falar para o boneco. rsrsrsrsrsrs
        Um abraço digital.

        Eliminar

    Follow